10 curiosidades sobre Ziraldo, um dos principais nomes da literatura infantojuvenil

Em homenagem ao aniversário de 80 anos de Ziraldo, comemorados dia 24 de outubro, o site Guia dos Curiosos listou 10 curiosidades sobre ele, conhecido como o pai do Menino Maluquinho: 

1. O primeiro desenho de Ziraldo foi publicado quando ele tinha 7 anos na Folha de Manhã, jornal de Belo Horizonte. A partir de 1949, aos 17 anos, ele começou a colaborar em revistas como Sesinho, Vida Infantil e Vida Juvenil.
 
2. Apesar de formado em Direito, começou a trabalhar como diretor de arte em agências de publicidade. Além de desenhista, Ziraldo também já foi cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
 
3. A Turma do Pererê foi a primeira revista de história em quadrinhos feita por um só autor a ser publicada no Brasil. A figura do Pererê é inspirada no saci. Seus amigos são a onça Galileu, o tatu Pedro Vieira, o jabuti Moacir Floriano, o macaco Alan Viviano, a coruja General Nogueira e o coelho Geraldinho Alves. Há ainda o caçador Compadre Tonico, o fazendeiro Neném e a Boneca de Piche, namorada de Pererê, além dos índios Tininim e Tuiuiu.
 
4. Na década de 1960, ele fez parte do grupo que fundou o jornal O Pasquim, um dos títulos mais representativos da imprensa alternativa. O veículo fechou suas portas em 1989.
 
5. Seu primeiro livro infantil, Flicts, foi publicado em 1969. Ele conta a história de uma cor à procura de seu lugar no mundo. A embaixada dos Estados Unidos ofereceu a obra de presente aos primeiros astronautas a pisar na Lua quando eles estiveram no Brasil.
 
6. No Natal de 1994, os personagens do Menino Maluquinho, do Bichinho da Maçã e da Turma do Pererê viraram selos comemorativos dos Correios.
 
7. Em 2001, as histórias da Turma do Pererê foram adaptadas para a televisão, em um seriado homônimo transmitido pela emissora TVE. A série foi filmada em película de 16 mm e teve orçamento de 1,5 milhão de reais.
 
8. Ziraldo, ao lado de Leila Diniz e da turma do Pasquim, é um dos fundadores da banda de Ipanema, um dos blocos carnavalescos mais tradicionais do Rio de Janeiro, ativo desde 1964. 
 
9. No carnaval de 2003, o desenhista foi tema do samba-enredo da paulistana Nenê de Vila Matilde. Em 2012, quem homenageou Ziraldo foi a escola de samba mineira Tradição.
 
10. Antes de Jô Soares fazer isso, Ziraldo apresentou um programa de entrevistas no fim de noite na televisão brasileira. Chamava-se Etc. e era transmitido pela rede Bandeirantes. O programa, que estreou em 1982, teve duração de apenas um ano. Ziraldo ficou marcado, no entanto, por ter sido o primeiro a entrevistar Dom Hélder Câmara, bispo perseguido pelo governo por defender os direitos humanos durante o regime militar.
 
 
O site Catraca Livre relacionou uma série de vídeos sobre Ziraldo. Confira aqui!


Postado em 24/10/2012


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé