Calma e autoconfiança: saiba o que fazer para evitar um "branco" na hora do Enem

Do UOL, em São Paulo

Você lê a questão uma vez. E de novo. Pega a caneta para começar a responder, mas, trava. Como é que se faz isso mesmo? Se você já passou por isso, conhece por experiência própria o que é o temido “dar branco”: saber o que a questão pede, mas não ter a mais remota lembrança de como resolver o problema. Mas, porque isso acontece e –principalmente–  como evitar que você esqueça tudo durante o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012?
 
“A gente tem um monte de conhecimento, que vai organizando, e chega uma hora em que essa quantidade de informação simplesmente dá um ‘tilt’. Uma hora falha. E falha de tal forma que a gente lembra a roupa que o professor estava vestindo e tudo o que aconteceu naquele dia, menos o diabo do exercício”, exemplifica Paulo Motta, professor do departamento de psicologia evolutiva, social e escolar da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) de Assis.
 
Ou seja: todo mundo está sujeito a um “branco” na hora da prova. O importante é saber que dá para contornar a situação. “O branco não é definitivo. Vá devagarinho, faça outras questões. Não adianta querer lembrar na hora, porque não vai lembrar nunca”, diz Motta.
 
Autoconfiança
 
“Sabe por que acontece isso? É uma série de motivos, série de fatores”, diz Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do cursinho Anglo. “Mas um fator muito importante é a autoconfiança. Tem muito aluno que estuda, conhece, mas não tem autoconfiança. Ele esquece que ninguém sabe tudo.”
 
Para tentar evitar o problema, Nascimento sugere que o estudante fique (ou, pelo menos, tente ficar) um pouco menos ansioso para a prova. “‘Ai, meu Deus, amanhã é a prova’. Amanhã é a prova? Ela deve ser encarada com naturalidade”, afirma.
 
“E, se durante a prova, começar a ficar nervoso, pare, tire até a caneta da mão. Inspire profundamente, prenda a respiração, solte devagar. Faça isso quatro ou cinco vezes. Daí, volte à prova”, aconselha o professor.
 
Além disso, as tradicionais dicas para uma boa prova valem mais do que nunca para evitar o "branco": começar pelo assunto no que você tem mais facilidade e ler com bastante atenção os enunciados, já que o Enem é uma prova bastante contextualizada e, não raro, a resposta para a questão está no próprio texto introdutório.
 
Dicas para evitar o “branco” na hora da prova
  • Mantenha-se calmo. Lembre-se: você sabe o conteúdo
  • Comece pelo assunto no qual você tem mais facilidade
  • Faça outras questões e, depois, volte àquela em que você sentiu dificuldade
  • Leia o enunciado com calma
  • Inspire profundamente e solte a respiração devagar até se sentir relaxado
 
Confira dez dicas para ir bem nas provas do Enem 2012
 
Dica 1 - Visite o local de prova com pelo menos uma semana de antecedência. 
 
Segundo o coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, o candidato deve visitar o local uma semana antes do exame e observar qual o melhor trajeto e o tempo gasto no percurso. Os locais de prova já podem ser consultados no site do Inep 
 
Dica 2 - Regularize seus documentos e os leve durante os dois dias de prova. 
 
Segundo o edital do Enem 2012, "é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Considera-se como documentos válidos para identificação do participante: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Dispensa de Corporação; Certificado de Reservista; Passaporte; e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia". Ainda de acordo com o edital, "o candidato impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto nos dias de aplicação do exame, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que: apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial a, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame; submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de dados e da assinatura do participante em formulário próprio"
 
Dica 3 - Durma bem na noite anterior à prova. 
 
Dica 4 - Tenha uma boa alimentação antes e leve um lanche para ingerir durante o exame. 
 
Dica 5 - Tenha na cabeça a programação do Enem: dias, horários e assuntos abordados. 
 
O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia de aplicação do exame (3 de novembro), serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia (4 de novembro), serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias 
 
Dica 6 - Não se atrase. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). 
 
É comum a cena de candidatos correndo para não chegar depois do fechamentos dos portões em dias de processos seletivos (na foto, a situação acontece em local de aplicação do Enem 2011 em São Paulo). Muitos candidatos, de fato, se atrasam e perdem a prova. A regra no Enem é clara: depois que os portões são fechados, nenhum candidato terá acesso aos locais de prova - não adianta culpar o ônibus, o trânsito, o horário de verão...
 
Dica 7 - Não leve objetos que você não poderá usar durante a prova. 
 
De acordo com o edital, o candidato NÃO pode: portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. Também não é permitido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro e similares. Assim como, portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. 
 
Dica 8 - Não deixe questões sem resposta e, se sobrar tempo, confira tudo. Vantajoso não é sair mais cedo; vantajoso é acertar o maior número de questões. 
 
O primeiro dia de prova terá duração de 4h30. No segundo dia de prova, o candidato terá 5h30 para responder as questões e elaborar uma redação 
 
Dica 9 - Mentalize um bom desempenho, acreditando em sua capacidade e mantendo a tranquilidade. 
 
Dica 10 - Lembre-se que em muitos casos a redação do Enem é indispensável. 
 
Para o coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, a redação pode ser um fator decisivo para o bom resultado no exame. Confira aqui todos os temas que já foram cobrados em exames anteriores
 


Postado em 31/10/2012


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé