Como parecer confiante

A insegurança interfere diretamente na hora de falar alguma coisa.
Veja 6 dicas para parecer mais confiante, mesmo que você não seja:

Mesmo que você tenha grandes ideias, ninguém vai escutá-lo se parecer como uma pessoa fraca quando vai falar. Quando a confiança está presente na hora de falar, até mesmo as ideias mais fracas se destacam. Veja 6 dicas para parecer confiante, mesmo que você não seja:
 
1. Se imagine no lugar da pessoa
Se você vai falar com o diretor da empresa, se imagine como se estivesse no lugar dele. A sua maneira de falar tem que ser do mesmo nível que a pessoa falaria porque, assim, você passa confiança e consegue a atenção da pessoa.
 
2. Mentalize o que vai falar
Você vai se sentir menos confiante se errar as palavras que diria. Antes de falar, imagine e mentalize o que vai dizer. Treine algumas vezes se necessário. Esse treino pode ajudá-lo a evitar erros que podem acontecer quando for falar.
 
3. Fale com firmeza
Quando as pessoas ficam nervosas, as suas vozes têm a tendência de falar um som mais "nasalado", ou seja, aparenta que sai pelo nariz. Isso passa uma imagem ruim porque não transparece confiança. Se você falar de maneira mais firme, você se sentirá mais confiante.
 
4. Fale mais devagar
Muitas pessoas ao ficarem nervosas passam a falar mais rápido, e isso pode prejudicar o entendimento da mensagem que você quer passar. Pessoas com mais experiência falam um pouco mais devagar do que o normal. Com isso, quem escuta, entende melhor o que está sendo dito.
 
5. Elimine os tiques
O principal é "tipo", mas muitos outros como "hum" ou "é". Esses tiques incomodam quem escuta repetidamente a cada vez que a pessoa pensa no que vai dizer. Tiques passam uma impressão de insegurança. Por isso é melhor fazer uma pausa silenciosa para continuar falando. Treine isso se necessário.
 
6. Nunca fale alguma afirmação como pergunta
Quando uma pessoa está insegura, ela pode acabar transformando uma afirmação em uma questão na hora de concluir uma frase. Quem está seguro simplesmente afirmará o que deseja dizer de maneira que mostre o seu conhecimento e opinião. Se existir uma dúvida, faça perguntas. O que não pode ocorrer é misturar uma afirmação com uma pergunta.
 


Postado em 30/04/2013


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé