Fernando Pessoa é tema de sarau para alunos do Ensino Médio
Espetáculo literomusical A VIDA É JOVEM E O AMOR SORRI
 
HOMENAGEM A FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS 
(Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos)
 
Vamos cantar o amor, garotada? O Poetas Vivos, tradicional grupo santista de música e poesia, faz uma homenagem a Fernando Pessoa, um dos mais importantes e reconhecidos poetas da língua portuguesa, que em 2013 está sendo homenageado em muitos países, pela celebração dos 125 anos do seu nascimento. 
 
Este evento, exclusivo para os alunos do Ensino Médio do Colégio Notre Dame, será realizado no dia 13 de junho, data de nascimento do poeta, a partir de 9h30, na Unidade III. 
 
O Grupo Poetas Vivos também fará uma grande celebração ao amor, visto que estaremos na semana do Dia dos Namorados. 
 
A infância passada em ambiente de puritanismo vitoriano na África do Sul, o temperamento introvertido do poeta, reservado, cerebral e a sua precária condição social, colaboraram para a quase inexistência do fenômeno amoroso em sua vida - consta apenas o seu namoro com Ofélia Queirós. Mas os poemas de amor existem, embora escassos, tanto no Pessoa ele mesmo como nos seus heterônimos. Em Pessoa, poemas líricos de requintada musicalidade; jamais de amor-paixão. Nele também, as quadras populares, quase folclóricas, oriundas de seu amor às raízes mais simples da alma portuguesa. Em Caieiro, o fenômeno psicológico esmiuçado. Em Ricardo Reis, o tema da separação e da perda do corpo amado. Em Álvaro de Campos, o tema "amor" confina com a ironia e a lassidão.
 
O Grupo Poetas Vivos faz uma seleção desse "amor em Pessoa e seus herônimos", estabelece um diálogo entre os poemas e faz a "costura" com a música brasileira contemporânea, tornando a apresentação dessa poesia do início do século XX mais atualizada e compatível com o novo século. 
 
Integrantes
Regina Alonso, Rogério Dias, Sol Martines e Luiz Arcas
Realização - Colégio NOTRE DAME
Rua Coronel Pinto Novaes, 34, Itararé/SV (próximo ao teleférico)
13 de junho, quinta-feira, 9h30 
 


Postado em 10/06/2013


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé