Maquiagem e esmalte para crianças: pode ou não pode?
Batons, brilhos e esmaltes... as meninas adoram brincar com maquiagens e pintar as unhas.
Mas será que é saudável? 
 
Vaidade infantil
 
É comum vermos crianças usando esmaltes e batons muito fortes iguais aos dos adultos. Os pais não devem incentivar e o mais recomendável é evitar esses excessos na criançada, mas também é possível ceder um pouco. Um batom clarinho, especial para crianças, por exemplo, pode deixar sua filha alegre. O importante é encontrar um meio termo entre os valores que quer ensinar à pequena e o que ela deseja neste momento. A maquiagem pode, então, entrar como parte da brincadeira entre as meninas, mas não deve ser levada a sério.
 
Sua filha pediu para usar suas maquiagens? Diga não! Explique que alguns produtos não são bons para a idade dela e que, por isso, não deixará que os use ainda. Os produtos desenvolvidos para adultos contêm uma grande quantidade de conservantes, corantes e fixadores. Como a pele da criança é naturalmente mais seca, devido à baixa produção hormonal, ela absorve com facilidade esses componentes químicos. 
 
Maquiagem pode? 
 
Depende. Os pais precisam verificar a indicação da idade no rótulo. As maquiagens para boneca e outras comercializadas como brinquedos não podem ser utilizadas em crianças, pois não são formuladas com ingredientes próprios para a pele infantil. "Elas têm corantes, fixadores e outras substâncias que podem causar alergia", ensina o dermatologista Wellington de Jesus Furlani, de São Paulo. 
 
Compre para sua filha apenas maquiagens específicas para o público infantil aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Uma maquiagem infantil de qualidade é aquela que sai facilmente com água. Além disso, é importante que os produtos sejam produzidos com ingredientes atóxicos e hipoalergênicos. O rótulo deve possuir indicações de segurança específicas incluindo a indicação da faixa etária de uso do produto. 
 
Atenção, mamães: cuidado com produtos como rímel e lápis. Mantenha longe das pequenas para elas não se machucarem. 
 
Fazer as unhas pode?
 
Depende. Dê preferência aos esmaltes para crianças, que são feitos à base de água e que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. Por não possuírem solvente, o cheiro dos esmaltes infantis é bem diferente do presente nos esmaltes para adultos. Os esmaltes também podem possuir substâncias de gosto amargo, para evitar a ingestão acidental por parte das crianças.
 
Atenção, mamães: não tire a cutícula da sua filha, pois ela protege a unha de bactérias e fungos.
 
Fonte: MDEMULHER


Postado em 11/07/2013


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé