Relações Humanas: Colégio Notre Dame também teve a sua “Ação do Coração”
Alunos do Ensino Fundamental II realizam troca dos corações de tecido
com embasamento teórico do Manifesto 2000
 
Trabalhar a cultura de paz e reforçar os três pontos principais estabelecidos no Manifesto 2000, que são rejeitar qualquer tipo de violência, ser solidário e saber escutar o outro. 
 
Foi com esses preceitos em mente que a professora de Relações Humanas, Tatiana Lobosque Galante, lançou uma ideia diferente aos alunos do Fundamental II: era preciso separar retalhos de tecido, o enchimento, agulha e linha. Estava lançada a Ação do Coração no Colégio Notre Dame, cuja ideia original pertence ao ator e contador de histórias Alexandre Camilo, quem a professora faz questão de citar e parabenizar. “O Alexandre Camilo faz um trabalho lindo e que coube perfeitamente com a proposta da disciplina”. 
 
Primeiro, Tatiana trabalhou os temas do Manifesto 2000 em duas aulas teóricas, depois os alunos criaram cartazes sobre o tema. Teve a lição de casa, que foi confeccionar os corações, e o encerramento foi feito com a entrega aos colegas de classe que, segundo os prórios colegas, eram merecedores deste afeto. Cada aluno ganhou e pode retribuir com um coração. Grande ou pequeno, vermelho ou amarelo, preto ou colorido, o importante desta atividade foi ressaltar os itens trabalhados no documento. 
 
“É sempre fundamental trabalhar a gentileza, os atos gratuitos e a necessidade de escutar o que a outra pessoa tem a dizer. Quis mostrar também a importância de rejeitarmos qualquer tipo de violência, algo tão banal nos dias de hoje”, completa a professora. 
 
Saiba mais:
 
 
Foi esboçado por um grupo de laureados do Prêmio Nobel da Paz, que se encontraram em Paris para o 500º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Manifesto afirma que é da responsabilidade de cada ser humano traduzir os valores, atitudes e padrões de comportamento que inspiram a Cultura de Paz em realidades da vida diária. 
 
Assinando o Manifesto, todos comprometem-se a:
1. respeitar a vida
2. rejeitar a violência
3. ser generoso
4. ouvir para compreender
5. preservar o planeta
6. redescobrir a solidariedade
 
 
Grande celebração de amor, de esperança e de fé que reuniu mais de 20 mil pessoas na Praça Mauá, em Santos-SP, no dia dois de agosto de 2012 e também em 2013, em homenagem a memória do ator santista Eduardo Furkini, falecido um ano antes.
 
A Ação foi realizada pela Associação Eduardo Furkini e durante a campanha, no mês de julho, em uma grande mobilização, as pessoas se reuniram para fazer corações de tecido de várias cores  tamanhos recheados com uma boa intenção. No dia dois de agosto, na Praça Mauá, esses corações foram distribuídos em uma corrente de amor e fraternidade.
 
Esse dia foi tão marcante que passou a figurar no calendário oficial da cidade de Santos. A Lei Municipal N° 2.884 de 19 de dezembro de 2012, instituiu o "Dia da Ação do Coração", a ser comemorada anualmente, no dia dois de agosto.


Postado em 20/08/2013

FOTOS


FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração
FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração
FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração
FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração FII - Ação do Coração
FII - Ação do Coração

Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé