12 dicas para valorizar o professor do seu filho
Entenda porque o professor do seu filho merece ser valorizado e conheça
algumas ações simples que ajudam a garantir isso
 
por Laura Parisi 
 
O professor é o grande protagonista do ensino. Sem a interação dele com os alunos, o processo de aprendizagem não é otimizado. Para pesquisadores de diversas áreas, não há dúvidas de que o papel do professor é determinante para o bom desempenho escolar dos alunos. Quanto melhor for o desempenho do professor, melhor será o desempenho do aluno. Outros fatores - como escolaridade dos pais, infraestrutura escolar, acesso a materiais didáticos também influenciam a aprendizagem, claro, mas a qualificação do professor é o que mais impacta no êxito do aluno.
 
O professor pode, por exemplo, proporcionar condições para alargar os horizontes da vida de um aluno, estimulando, por exemplo, o gosto pelo conhecimento. Ele dá para os alunos o exemplo de que estudar é bom e vale a pena. Ele ainda estimula o pensamento critico e a leitura do mundo.
 
É muito importante que este profissional seja e se se sinta valorizado. É o que mostra o exemplo de países como a Finlândia que tem um dos melhores sistemas de ensino do mundo. "Lá, o professor tem papel de destaque na sociedade. Tanto que os melhores alunos das melhores escolas têm esta como a primeira opção de carreira", diz Amábile Mansutti, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). 
 
A equação da valorização docente envolve."Salário inicial atraente, bons planos de carreira, formação inicial e continuada e boas condições de trabalho são fundamentais", explica Marli André, professora da PUC-SP. Tudo isso, porém, é da alçada dos gestores públicos. Mas a família também pode fazer sua parte.
 
O Educar para Crescer entrevistou essas duas especialistas e Pamela Mason (Harvard) para destacar 12 ações que contribuem para dar aos mestres a importância que eles merecem:

1. Respeitar o professor
Ensine seu filho a respeitar o professor - afinal, ele será seu grande parceiro no processo de aprendizagem.

2. Ser um aluno aplicado
Estimule que seu filho tenha postura de estudante (respeitar os horários de entrada e saída e manter cadernos organizados, por exemplo).

3. Escutar os colegas
Oriente seu filho a sempre ouvir o professor e os colegas.

4. Valorizar o professor
Valorize o professor sem qualquer preconceito de gênero, idade, raça etc. E lembre-se que ele estudou e se preparou para exercer sua função.

5. Mostrar interesse
Demonstre interesse pelo trabalho do professor, sem cobrança excessiva.

6. Participar da educação do seu filho
Frequente as reuniões e os demais eventos na escola (saraus, festas, eventos esportivos etc).

7. Ser amigo do professor
Estabeleça uma parceria com ele, acompanhando a formação do seu filho.

8. Exercer seus direitos
Reivindique uma escola em boas condições (trabalhar e estudar em um ambiente limpo, organizado e com boa infraestrutura é crucial).

9. Informar-se sobre a escola
Procure saber se a escola oferece formação continuada a ele.

10. Apoiar as ideias do professor
Aprecie as iniciativas do professor, como a ideia de reunir as produções das crianças em um livro ou de fazer uma apresentação para a comunidade.

11. Educar não é só na escola
Compreenda que os papéis da escola e da família são complementares - cabe à primeira favorecer o desenvolvimento das capacidades da garotada e à segunda, acolhê-los num ambiente provedor e afetivo.

12. Importar-se com política
Eleja governantes comprometidos com a causa da valorização docente.

Fonte: Educar para Crescer


Postado em 12/10/2013


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé