O xis da questão: ler os enunciados com atenção é fundamental no Enem
 
Você sabia que, enquanto está testando no Enem suas habilidades em matemática, física e biologia, por exemplo, seus conhecimentos da língua também estão sendo avaliados? Tudo porque o Exame Nacional do Ensino Médio, por trazer conteúdos mais voltados para o cotidiano, precisou deixar os enunciados algumas linhas mais longos para que o conteúdo fosse melhor contextualizado. Isso se tornou uma das principais queixas dos candidatos das edições passadas: o tamanho dos textos em relação ao tempo disponível para a prova (4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo, por causa da redação).
 
Para não perder muitos minutos com cada quesito (são 90 por dia), os candidatos passaram a ter um lema: “três minutos para cada questão”. Dividir o tempo é, sim, essencial, mas, para isso, é importante ler atentamente os enunciados, como se usasse uma lupa. Ler rápido, sem compreender o que está sendo lido, não é muito eficiente para quem quer mostrar tudo o que estudou durante a vida inteira. “As questões do Enem são um trabalho para um bom leitor”, diz a linguista  Irandé  Antunes, autora renomada de diversos livros sobre leitura.
 
“Muitas vezes as questões trazem informações cujos termos estão implícitos. É um trabalho extremamente complexo de interpretação, que requer prática e exercícios”, aponta  Irandé  Antunes. Segundo ela, a atividade exige bastante atenção, preparo e compreensão.”Para a leitura, nesse caso, o candidato deve mobilizar conhecimentos linguísticos, como o sentido das palavras e a gramática, além do conhecimento próprio do conteúdo da disciplina que está sendo avaliada”, diz.
 
O professor de matemática Tiago Guimarães está de acordo. “O aluno que tem o costume de ler é o que vai se dar melhor na prova”, fala, com conhecimento de causa. O professor começou a reparar no desempenho dos seus estudantes e constatou que saber matemática é apenas um requisito para se dar bem nas provas. Segundo ele, os alunos bons em leitura costumam ter melhores rendimentos nas avaliações do que os que gostam da disciplina. “A matemática ficou muito ligada ao português com o advento do Enem. A prova trouxe um outro entendimento para as questões de matemática”, fala.
 
O professor repete duas dicas que dá para seus alunos. A primeira é fugir da leitura dinâmica, mas fazer uma análise profunda para entender a questão em apenas uma lida. A segunda é ler a questão toda e marcar os dados matemáticos, como uma equação, um desenho geométrico ou um gráfico. “Às vezes, a resposta está no próprio gráfico”, revela o professor de matemática. No entanto,  não se esqueça: o tempo urge. O segredo é ler atentamente, mas seguir o lema dos colegas mais experientes é essencial: são 180 segundos para cada teste.
 
Fonte: NE10 
 


Postado em 17/10/2013


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé