Carnaval com conhecimento pode ser muito divertido

Nem só de festa é feito o Carnaval. Nossos alunos do Fundamental II, por exemplo, participaram de gincanas alusivas à data, como a confecção de máscaras e a apresentação de marchinhas carnavalescas. De acordo com a coordenadora pedagógica Soraia Fonseca Sanches, o retorno dos alunos foi o melhor possível. “Eles amaram, fizeram as pesquisas na internet sobre os temas e depois fizeram o trabalho em classe, divididos em grupos.” A coordenadora completou dizendo que o trabalho com conteúdo fez muito mais sentido para os jovens, uma vez que, hoje em dia, é comum eles não serem tão ligados ao carnaval como antes. “Para muitos, o baile de carnaval é apenas jogar confete e serpentina uns nos outros. Aliar o conteúdo histórico da festa com certeza trouxe conhecimentos que eles não tinham. Todos gostaram muito e, claro, depois puderam brincar e confraternizar com os amigos”.

No Ensino Médio, a gincana de carnaval trouxe o tema “Energia Sustentável”, devido à importância do tema e ao fato da ONU (Organização das Nações Unidas) ter proclamado 2012 o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A gincana envolveu todos os alunos do Ensino Médio e teve várias fases, como uma divertida seção de perguntas e respostas, quebra-cabeças e a utilização de garrafas PET para construção de produtos, como bancos, vassouras, etc.

Responsável pela gincana do Ensino Médio, a professora de Física e Matemática Grace Santos disse que a interação entre os alunos foi muito grande e incluiu os alunos novos, até então um pouco tímidos. “Houve uma integração ótima e todos participaram muito, inclusive os mais recatados. Temos sorte de ter muitos alunos que participam ativamente das aulas e dos projetos”.

A diretora pedagógica, Lenice Micheletti Gomes, afirmou que “o retorno foi fantástico, com as crianças alegres, se divertindo e adquirindo novos conhecimentos com as gincanas. Todos se envolveram, trabalharam em equipe e fizeram da festa que é o carnaval uma aula sobre a cultura brasileira e a energia sustentável”, concluiu.

Confira as fotos com os melhores momentos da festa.

Postado em 27/02/2012