Nativos digitais: só 30% dos jovens no mundo usam internet
 
De acordo com um mito muito comum, os jovens de hoje vivem grudados à Internet.
 
Mas, na verdade, apenas 30% da população jovem do mundo, entre as idades de 15 e 24 anos, tem estado ativamente conectada nos últimos cinco anos.
 
Na Coreia do Sul o mito é praticamente verdade, com 99,6% dos jovens ativos online - o maior percentual do mundo.
 
Os menos conectados são os jovens do Timor Leste, com menos de 1%.
 
O Brasil, com 10,8% da população jovem plugada, aparece em 37º lugar.
 
O levantamento foi feito por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), a pedido da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
 
Esta é a primeira tentativa de mensurar o mundo dos chamados "nativos digitais".
 
Nativas digitais são as pessoas nascidas na época do surgimento do computador pessoal em diante, e que têm passado suas vidas intimamente ligadas à tecnologia.
 
Quase 96% dessa geração século XXI nos EUA são nativos digitais - o país está na 6ª posição. Esse número fica atrás do Japão (99,5%) e de vários países europeus, incluindo a Finlândia, a Dinamarca e a Holanda.
 
Mas o percentual que o professor Michael Best, um dos realizadores do trabalho, acha que é o mais importante é o número de nativos digitais em comparação com a população total de um país.
 
"Isso porque o futuro de um país será definido pelos jovens de hoje e pela tecnologia," diz Best. "Os países com uma alta proporção de jovens que já estão online estão posicionados para definir e liderar a era digital de amanhã."
 
A grande surpresa da lista é a Malásia, um país de renda média com uma das maiores proporções de nativos digitais - o país está em 4º lugar no ranking, com 13,4%. A Malásia tem um forte histórico de investir em tecnologia educacional.
 
A parte inferior da lista consiste inteiramente de países africanos ou asiáticos, muitos dos quais são zonas de conflito ou contam com disponibilidade de Internet muito pequena.
 


Postado em 24/10/2013


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé