Alunos aprendem ´weather forecast´ com jornal
No Colégio Notre Dame, em São Vicente, professora utiliza A Tribuna
para enriquecer o estudo da previsão do tempo em inglês

O Colégio Notre Dame, de São Vicente, procura motivar os estudantes nas aulas de Inglês. O ‘time’, tema das aulas, está no jornal diariamente e, por isso, foi um grande aliado durante as atividades. A professora de língua inglesa, Juliana Maglowsch, utilizou edições de A Tribuna para apresentar o conteúdo da weather forecast (previsão do tempo) aos alunos.

A ideia da atividade surgiu da necessidade de introduzir um tópico de vocabulário novo, a previsão do tempo, de uma maneira mais agradável e prática. Participaram do trabalho 30 alunos, do 6º ano do período da manhã.

Utilizando a seção da Previsão do Tempo do jornal, para explorar o vocabulário referente ao assunto as edições foram distribuídas pela sala, sendo que os alunos trabalharam divididos em três grupos. “A partir disso, fizemos um quadro na lousa, onde tivemos de descrever quais foram as previsões para os últimos dias. Aos estudantes foi pedido para que fizessem uma relação entre as palavras em português e inglês, usando também as legendas empregadas pelo jornal”, explica Juliana.

Depois do quadro construído em inglês, a educadora pediu aos alunos que lembrassem de como o clima se comportou nos últimos dias e que marcassem ao lado ok ou not ok. “Estavam todos ansiosos para descrever a previsão do tempo em inglês e completar o quadro resumo na lousa, checando se a previsão confirmou-se ou não. Em uma das edições isso não aconteceu e, para minha surpresa, todos comemoraram, apesar de tratar-se de um dia de chuva, diante de uma previsão oposta”.

O objetivo de fixar o novo vocabulário foi atingido, com a ajuda do jornal como portador textual. “Além de divertida, a atividade foi bem diferente. Pareceu-me bastante motivador, valeu bastante a pena. Criou-se uma expectativa quanto à atividade e mudou-se o panorama e a rotina de uma aula regular. Isso é sempre muito bom para ambos, professora e alunos”.

Postado em 21/10/2013