Confira a origem do termo e uma lista de livros e autores indicados

 

A palavra grega poiesis, que deu origem ao termo poesia, refere-se de forma geral a "criar ou fazer" e ao conceito de "produção artística". Assim, é possível dizer que existe poesia sempre que alguém, ao criar ou fazer qualquer coisa, é tomado pelo sentimento do belo, ou sempre que uma pessoa se comove diante de indivíduos, lugares ou mesmo objetos. Uma pintura, uma foto, um gesto, uma música, um filme ou um conto podem estar carregados de poesia. 

Já em latim, a palavra poema significa "composição em verso" e ainda "companhia de atores", e no grego, poíéma é o que se faz, a obra, a criação do espírito, a invenção. Pode-se dizer que o poema é poesia que se organiza e se faz representar com palavras.

 

Entre conceitos tão subjetivos, seria muita pretensão recomendar a lista definitiva dos melhores livros de poemas. Certamente as crianças teriam os seus favoritos, assim como os apaixonados, os ressentidos, os nostálgicos... E todos estariam certos em suas escolhas. Afinal, como classificar ou comparar as emoções?

Mas é possível recomendar bons títulos para quem deseja ampliar seus conhecimentos e sua capacidade de se emocionar e de se surpreender. Para descobrir o mundo da poesia ou se aprofundar nele, confira nossas indicações, baseadas numa lista elaborada por Alfredo Bosi, professor, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.

O premiado autor e estudioso de literatura partiu de uma linha do tempo para destacar 120 grandes obras da Literatura Brasileira, das quais selecionamos os livros de poesia. "O que esta linha do tempo representa? Explicitamente, a história da Língua Portuguesa. O que ficou implícito foi a inclusão de obras de autores brasileiros de nascimento ou adoção, que já nos deixaram, mas permanecem vivos na vida de suas obras, na leitura que delas fazemos e na memória que merecem como artistas da língua portuguesa no Brasil",  disse Bosi.

Sobre os livros de poesia, o professor ressaltou os nomes de Mário de Andrade, Jorge de Lima, Murilo Mendes, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e João Cabral de Melo Neto. "São todos poetas de envergadura nacional e internacional, que precisam ser conhecidos pelos nossos alunos secundários e universitários", falou.

Confira aqui a lista de Alfredo Bosi e veja informações sobre cada uma das obras. Vale lembrar que algumas são de domínio público e estão disponíveis para download na internet. Outras podem ser encontradas em livrarias e bibliotecas de todo o país.

 

Fonte: Educar para Crescer 


Postado em 14/03/2012


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé