Aconteceu em 2013... Projetos e atividades de destaque em nossa escola

Convidamos você a participar desta educativa e prazerosa viagem que foi o ano de 2013 em nossa escola. Foram dias letivos de muito estudo, aprendizado e aquisição de conhecimento. Mas tivemos também brincadeiras, jogos, risadas, atividades em grupo, esporte e diversão. Foram inúmeros momentos felizes que levaremos para sempre conosco. Acreditamos que educação de verdade se faz de mãos dadas, numa energia em que todos aprendem e todos ensinam. Foi difícil escolher, mas selecionamos uma pequena parte de tudo que aconteceu.

Que tal relembrar os momentos mais interessantes dessa trajetória?

 

Educação Infantil

Como é gostoso ver o resultado do trabalho... e por saboreá-lo, então, é encantador! É com essa alegria que as crianças da Educação Infantil participaram das atividades manuais. As sessões de culinária são um das mais esperadas. Este ano, tivemos o bolo da Coelha, o Pão de minuto e o Biscoito dos Três Porquinhos (foto). Outra atividade que destacamos é a confecção de instrumentos musicais feitos com garrafa PET para o Dia do Folclore. Resgatar e manter vivas as nossas raízes é uma proposta exercitada sempre que possível entre os alunos.

Cada um tem seu espaço na vida social, familiar e escolar. Aprender a lidar com as descobertas dos sentimentos e da criação da identidade foi o que norteou o projeto “Quem sou eu?”. Os alunos trouxeram fotos o objetos característicos deles e dos familiares e, assim, puderam trabalhar o tema com os colegas e a professora.

 

Ensino Fundamental I

Na etapa seguinte, o desafio foi transmitir aos alunos os conhecimentos necessários sobre a água, suas particularidades e, por fim, a importância dela para o organismo. A água foi o tema da edição 2013 da Feira Multidisciplinar, evento que mobilizou todos os alunos da Educação Infantil ao Fundamental I.

Considerado um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, Monteiro Lobato foi lembrado em atividades e leituras no segundo semestre, em uma viagem lúdica que terminou com a excursão ao Sítio do Pica-pau Amarelo. Todos amaram a experiência e sabem que a aventura continua e ainda há muitos livros e universos para ler e desvendar.

Como esquecer os 100 anos de nascimento do poeta e compositor Vinícius de Moraes? Nós fizemos questão de homenageá-lo na comemoração do Dia das Mães. Enquanto as turmas da Educação Infantil cantaram as músicas da obra Arca de Noé, os alunos do Fundamental I fizeram as mamães suspirar ao som dos grandes sucessos da bossa nova, como Samba da Rosa (foto).

Ensino Fundamental II

O estímulo à leitura foi marcado pelo projeto da professora de Língua Portuguesa, Rosemary Villarinho, que teve como base a leitura de livros e a contação dessas mesmas histórias pelos alunos. O resultado não poderia ser melhor: pátio lotado de jovens leitores, empolgados com as histórias e uma professora feliz e orgulhosa. Vale ressaltar a participação em duas colunas no Jornal Escola Comunidade, projeto do Jornal A Tribuna que visa a utilização do jornal como ferramenta didática de estímulo à leitura. A apresentação do novo vocabulário de Inglês e o reforço aos valores de cada aluno foram as atividades realizadas. A solidariedade e a prática das boas ações não foram esquecidas. O Projeto Gentileza, idealizado pela professora de Inglês Juliana Maglowsch, premiou os alunos reconhecidos por todos os colegas na arte de fazer o bem e praticar a gentileza.

Também sobre o mesmo tema, houve o projeto social realizado pelos 9ºs anos com a APAE de São Vicente. Ao longo dos meses, os alunos arrecadaram itens de sucata de extrema necessidade para a ONG, como botões, tampinhas de garrafa, tubos de cola líquida e muitos outros. O trabalho, coordenado pela professora Tatiana Lobosque, foi finalizado com a visita à instituição.

Ensino Médio

Realizados com a finalidade de observar e conhecer os aspectos históricos e culturais da região da Baixada Santista, os estudos do meio foram um grande sucesso em 2013. Os alunos puderam conhecer ao vivo e em detalhes o Porto de Santos e a Fortaleza da Barra Grande, aprenderam sobre os aspectos históricos e geográficos da região e, claro, também se divertiram muito. Os estudos foram realizados pelas professoras Jenifer Sabatini e Nancy Tagé Veríssimo, respectivamente. 

Outro momento inesquecível foi o espetáculo euim homenagem aos 125 anos de nascimento de Fernando Pessoa. Foi um momento único, de louvação à poesia e à boa música. Sob a coordenação da professora Karen Louise Martins, participamos também do Festival de Literatura em Vídeo, concurso realizado pela Abril Educação para os melhores curtas-metragens realizados pelos alunos sobre obras clássicas de literatura brasileira.

Impossível não destacar o Show de Talentos e o Concurso Poetas da Praia, eventos realizados com os alunos do Fundamental II e Ensino Médio, sob a coordenação da Profª Juliana Maglowsch. Ambos foram sucesso total e fecharam um ano repleto de novidades, projetos marcantes e desafios superados. 

Além do estudo, nós do Colégio Notre Dame nos preocupamos muito com a saúde, bem-estar e desenvolvimento físico e motor dos nossos alunos, por isso os cursos extracurriculares estão sendo cada vez mais valorizados e ampliados. Além dos já tradicionais cursos de futsal, taekwondo, natação, hidroginástica, os cursos extras de patinação artística e ballet contemporâneo ganharam ainda mais adeptos. A novidade de 2013 foi o circo-escola, que ensina técnicas de acrobacia e malabares aos pequenos. Contamos com a presença de todos os alunos nesses cursos, bem como nas novidades que anunciaremos em breve.

Importante mencionar o curso de robótica, que formou no final de 2013 sua primeira turma do módulo de dois anos. Em 2014, teremos a robótica educacional na grade curricular do Ensino Fundamental II, substituindo a disciplina Informática Educacional. Os benefícios são alunos com raciocínio lógico, noções de trabalho em equipe e administração do tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Postado em 28/12/2013


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé