14 coisas que todo estudante precisa para ser bem sucedido dentro e fora da sala de aula
Não existe mais a aula, a escola, o professor, o sabor ou até mesmo a música perfeita. Cada estudante tem um comportamento diferente. Cada rosto feliz, sincero, mal-humorado, entusiasmado, apático e reflexivo que entra em sala de aula tem sua própria história e complexidade.
 
Quando falamos de classes centradas no aluno podemos dizer que o conceito é mais uma abordagem do que uma estratégia. Talvez o conceito esteja centrado na sala de aula como um todo, já que se fosse centrado no aluno haveria uma sala para cada.
 
No entanto quais são as necessidades universais? No esforço de conseguir reunir experiências de aprendizado, currículos, tecnologias e outros aspectos da educação, é possível esquecer os conceitos mais óbvios?
 
Quais são as características que fazem com que todos os estudantes sejam bem sucedidos fora da sala de aula? A seguir reunimos as 14 coisas que todo estudante mais precisa em sua trajetória:
 
1) Todo estudante precisa de autoconhecimento 
Quem sou eu e como me relaciono com o mundo ao meu redor? O que é exigido de mim? Como posso agregar valor às coisas que eu valorizo? De onde vim e para onde vou?
 
2) Todo estudante precisa de modelos inovadores – e de modelagem 
Modelos oferecem ideias e podem funcionar como ponte para novas ações, iluminando possibilidades, guiando o caminho e dando aos estudantes algo para ancorar seus pensamentos quando tudo parece abstrato e acadêmico. Quanto mais criativo, autêntico e inspirador, maior as chances de atingir todos os alunos.
 
3) Todo estudante precisa de estratégias de aprendizado 
Eles precisam conhecer estas estratégias tão bem ou até mesmo melhor que o conteúdo. Elas precisam fazer sentido para eles, fazendo com que cresçam a partir da adoção de novas práticas. Os alunos precisam de estratégias de aprendizado inteligentes, úteis e flexíveis, que podem e irão ser usadas de maneira espontânea, porque sabem que precisam delas.
 
4) Todo estudante precisa de um feedback, não de um julgamento 
Os feedbacks ajudam e funcionam como guias. Eles podem confortar e corrigir os alunos da melhor forma possível. Já um julgamento é pessoal e acaba ferindo o estudante de alguma forma.
 
5) Todo estudante precisa de ferramentas e espaços criativos 
Estes recursos podem ser tanto físicos como digitais, sozinhos ou em grupos, com aplicativos ou com outras ferramentas. Criatividade não é algo que pode ser acrescentado a uma pessoa. É uma necessidade humana básica de auto-expressar-se.
 
6) Todo estudante precisa de ideias 
Os estudantes são mais inteligentes do que qualquer projeção de currículo ou planejamento acadêmico das escolas. Eles ainda estão crescendo e aprendendo com uma grande variedade de cenários e conhecimentos vindos de diversas direções, no entanto muitas vezes precisam de ideias e de um caminho livre para trabalharem com elas.
 
7) Todo estudante precisa de uma audiência 
Se ninguém está prestando atenção e dando valor para suas criações, não irão se preocupar em criar coisas novas e se esforçar para não serem reconhecidos.
 
8) Todo estudante precisa de um defensor 
O jovem precisa de alguém que lhe dê apoio e esteja próximo quando ninguém acredita em uma ideia ou vai contra seu caminho.
 
9) Todo estudante precisa de uma oportunidade para praticar 
E não somente praticar, mas também ter um suporte por trás destas tentativas, com colaboradores, com e sem tecnologia, com e sem audiência e com toda a orientação necessária para aprender com os erros e acertos.
 
10) Todo estudante precisa da maior quantidade de chances possíveis 
Você não deve tentar proibir um estudante de tentar. Eles devem saber que apesar do mundo ser real, podem aprender tentando encontrar o melhor caminho para uma solução.
 
11) Todo estudante precisa interagir 
É importante interagir com ideias, com aplicativos, com mídias digitais, com redes, com seus próprios pensamentos, com possibilidades, com modelos de aprendizado.
 
12) Todo estudante precisa de autoeficácia 
Este é um pouco particular, já que não depende do professor e sim de uma série de ações que não estão relacionadas ao seu trabalho. No entanto, sem a certeza de que são capazes, nada funciona.
 
13) Todo estudante precisa ser capaz de ler e escrever 
Poderíamos dizer ler e escrever excepcionalmente, no entanto eles nunca poderão crescer na vida sem a literatura. Este fantasma irá assombrá-los até o fim de suas vidas. Literatura é o pilar para qualquer tipo de aprendizado.
 
14) Todo estudante precisa saber que nem sempre depende do sucesso 
Afeto e aceitação são muito mais inspiradores que qualquer desempenho amplamente elogiado pela sociedade.
 
Fonte: Teach Thought 


Postado em 19/02/2014


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé