Artes é ensinada no Colégio Notre Dame a partir da Educação Infantil. Confira 8 motivos para seu filho estudar a disciplina

As aulas de Artes não servem apenas para desenhar e pintar. Saiba por que é importante que elas sejam levadas a sério - por alunos, pais e professores

A disciplina de Artes - ou Educação Artística - foi, durante muito tempo, considerada "menor" por alunos, pais e até professores. As aulas consistiam basicamente em fazer e colorir desenhos. Mas a verdade é que estudar Artes é essencial, não só pelo conhecimento que se adquire nas aulas, mas também porque favorece a aprendizagem de outras disciplinas.

"A disciplina de Artes na escola, quando trabalhada adequadamente, proporciona à criança dispositivos para reagir aos apelos sensoriais e cognitivos que o mundo contemporâneo impõe", afirma Marilda Oliveira de Oliveira, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (Gepaec), da mesma universidade.

É por isso que as aulas de Artes devem ir muito além do básico de desenhar, recortar e pintar. "Além de usar todo tipo de material e fazer atividades diferentes, como o bordado, é importante falar de História da Arte desde cedo", recomenda Léo Ivan Rodrigues, professora de Artes do Colégio Santa Maria, em São Paulo. Mesmo com crianças do Ensino Fundamental, é possível proporcionar a reflexão por meio da arte, garante. E os pais têm papel importante nesse processo. Enquanto os professores trabalham a parte pedagógica na escola, a família pode incentivar o gosto pela arte levando as crianças a museus, por exemplo.

Confira aqui os benefícios das aulas de Artes e faça a sua parte: descubra como aproximar o seu filho do mundo da arte em uma visita ao museu!

Postado em 23/04/2012