Enem 2014: aprenda a estudar textos longos
Confira 5 dicas para facilitar o seu entendimento neste tipo de texto 
 
Na hora de estudar textos longos, muitos estudantes passam a decorar o conteúdo como forma para garantir boas notas. Pensando nisso, a Universia Brasil separou 5 dicas que prometem ajudar, principalmente quem encara no fim do ano o Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio). Confira:
 
1 - Antecedência
Se você tem uma prova programada, o ideal é que comece a estudar com antecedência revisando partes do texto de cada vez. Dessa forma, você conseguirá entender melhor o que está sendo dito e criar uma linha de raciocínio, além de ter a tranquilidade de poder ler sem pressa.
 
2 - Palavras-chave
Grifar páginas é bastante funcional, desde que seja feito da forma certa. Marcar um parágrafo de dez linhas, por exemplo, não ajudará no processo de memorização. Ao invés disso, grife palavras-chave que o ajudem a lembrar do conteúdo.
 
3 - Faça o seu próprio resumo
Esqueça os resumos da internet. Leia o conteúdo e crie o seu próprio texto com os pontos que você considerar interessante. Lembre-se de que o resumo não precisa ser apenas em tópicos, mas também pode ser em diagramas, imagens ou qualquer outra ferramenta que melhore a sua memória.
 
4 - Entenda o que está sendo dito
Seu texto é sobre um tema que tem termos científicos ou pouco conhecidos? Neste caso, assegure-se de que você entende tudo o que está sendo dito. Não poupe o dicionário quando ele for necessário. É melhor levar um tempinho a mais e compreender o conteúdo do que revisá-lo rapidamente e aproveitá-lo pouco.
 
5 - Peça ajuda
Não sinta vergonha de pedir ajuda: chame amigos que entendem o assunto, pergunte a professores ou familiares... O importante é encontrar a melhor forma de estudar os textos e entendê-los.
 


Postado em 09/04/2014


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé