Aluno da Bahia leva prêmio de R$ 40 mil por ideia sustentável

Em concurso sobre soluções para a Copa do Mundo, Jonathan Pedreira propôs que população recebesse créditos ao reciclar seu lixo

Uma forma de compensação e estímulo à reciclagem de lixo rendeu ao estudante baiano Jonathan Pedreira, 20 anos, um prêmio de R$ 40 mil. Aluno do 5º semestre de Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jonathan elaborou um projeto que prevê a troca de materiais recicláveis por créditos em um cartão. A ideia foi a vencedora do concurso Siemens Student Award, uma competição de propostas sustentáveis com foco na Copa do Mundo de 2014.

A partir da premissa de que a produção de lixo, um dos principais problemas dos grandes centros urbanos, irá aumentar durante o evento esportivo, o estudante criou a iniciativa para estimular a reciclagem. Em aeroportos e pontos estratégicos, turistas e cidadãos encontrariam postos de reciclagem e de retirada do “cartão verde”. Os créditos poderiam ser utilizados no transporte público, em bares, restaurantes, lojas e demais estabelecimentos.

“Na Alemanha cada pessoa que separa seu lixo, ganha por isso. São 25 centavos de euro por uma latinha de alumínio e 15 centavos por uma garrafa de vidro. O sistema que eu propus não retribui em dinheiro, mas em créditos. Lixo é dinheiro e a gente tem que acordar para isso”, afirma o estudante.

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Jonathan já pesquisava sobre desenvolvimento sustentável, em um projeto sobre combustíveis alternativos. Para colocar a ideia em prática, ele pretende patentear o projeto e depois oferecer ao poder público. O dinheiro do prêmio será gasto parte no processo e parte será destinada à família.

Os 15 finalistas da competição, selecionados entre 387 trabalhos, receberam um treinamento para apresentar os projetos a uma banca julgadora. “Tive 5 minutos para explicar o meu projeto, metade do tempo que estou falando com você. O maior aprendizado foi conseguir apresentar a minha ideia de forma sucinta e clara”, destaca o estudante.

A etapa final do concurso foi realizada em São Paulo, na última segunda-feira. Em segundo lugar ficou o projeto de abastecimento elétrico móvel de veículos, do estudante Marcos Sérgio Pacheco dos Santos Jr., da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que recebeu um prêmio de R$ 16 mil. Em terceiro lugar, ficou a ideia de um sistema de caronas entre pontos estratégicos em horários de grande fluxo, dos estudantes Mateus Borges, Bruno Mantovani e Wildiner Batista, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que receberam R$ 8 mil.

Fonte: iG

Postado em 23/04/2012