Fatos importantes sobre o cérebro que estudantes devem conhecer
Quer ser um aluno melhor e obter mais resultados?
Veja coisas importantes que você deve conhecer sobre o cérebro para conseguir isso

Entender alguns aspectos importantes sobre o cérebro humano pode ser uma oportunidade para que estudantes entendam certos problemas que diminuem a sua produtividade. O estresse é o principal motivo para que alunos não consigam absorver o conteúdo dentro da sala de aula e tenham um mau resultado em testes e provas.

Estar estressado, porém, pode ser bem mais prejudicial para o cérebro do que muitos acreditam. Nosso cérebro entende esse sentimento como se estivéssemos em uma situação de risco e começa a produzir substâncias que nos deixam alerta, mas ao mesmo tempo sem poder raciocinar direito ou tomar boas decisões. Por isso o estresse é o principal problema durante provas decisivas.

dentro da sala de aula e tenham um mau resultado

Outra coisa importante que estudantes devem saber é que a água é uma substância vital para o cérebro. Pessoas que não costumam beber o mínimo necessário de água acabam causando desidratação no cérebro, e mesmo um cérebro pouco desidratado sente dificuldade para funcionar corretamente. Por isso beber água enquanto estuda é importante: ela funciona como um fluído para que o cérebro possa desempenhar seu papel da melhor forma.

Além disso, estudos recentes comprovaram que o cérebro humano continua em constante desenvolvimento até os 25 anos. A última área a ser totalmente desenvolvida é o córtex pré-frontal, área responsável pelo comportamento, personalidade e tomada de decisões. O aspecto principal dessa parte do cérebro é que ela é basicamente responsável pelo pensamento lógico e análise de consequências. Estudantes devem entender que eles ainda não estão totalmente formados e, por isso, devem analisar suas escolhas e planos antes de tomar atitudes. Devem evitar agir por impulso e até mesmo incentivar o desenvolvimento do córtex pré-frontal com jogos de lógica e raciocínio.

Se os estudantes começarem a mudar suas atitudes e cultivarem certos hábitos, o cérebro deles estará mais preparado para absorver conteúdos e, dessa forma, eles se tornarão alunos melhores.

Postado em 24/06/2014