Entenda as diferenças entre os vestibulares da USP, Unicamp e Unesp
Conheça as principais características das três grandes universidades públicas estaduais de São Paulo
 
Para os estudantes que têm o objetivo de entrar em uma universidade estadual pública de São Paulo é fundamental conhecer os exames de seleção, para estruturar o seu programa de estudo. As universidades USP, UNICAMP e UNESP possuem características muito peculiares em seus exames de seleção. De uma forma geral, todas dão ênfase para o português e procuram pessoas com uma formação generalista. Não adianta pensar que se você quer fazer Engenharia, basta entender das matérias de exatas. É bom que você mantenha aquilo que domina e crescer o seu aprendizado nas demais matérias, para chegar ao final do ano com um conhecimento equilibrado. 
 
Lembre-se que, assim como no Enem, a redação é extremamente importante em qualquer vestibular. Portanto, treine! Essa é a chave do sucesso. Agora vamos conhecer um pouco sobre os processos de cada uma delas:
 
Na USP, as provas são feitas pela FUVEST e são divididas em duas fases:
 
1ª FASE: prova de 90 testes envolvendo Português, História, Geografia, Inglês, Matemática, Física, Química e Biologia, além de testes interdisciplinares. Esta fase vale 100 pontos e exige dos candidatos, independentemente do curso escolhido, uma formação generalista.
2ª FASE: esta fase é reservada aos candidatos que conseguiram atingir a nota de corte de cada carreira. Nesta etapa, todos os candidatos selecionados fazem provas escritas:
 
Importante:
# Prova de português: vale 100 pontos, sendo que 50% da nota correspondem à prova e Redação; 
# As 16 questões escritas: valem 100 pontos, distribuídos em História, Geografia, Inglês, Matemática, Física, Química e Biologia e Interdisciplinares; 
# Questões escritas específicas para a carreira escolhida valem 100 pontos. Nesta etapa, a disciplina Português corresponde a 1/3 da média da segunda fase. Embora existam as questões específicas da carreira, existe a necessidade de um conhecimento generalista.
 
As provas da UNICAMP também estão dividias em duas fases:
 
1ª FASE: prova de 90 testes envolvendo Português, História, Geografia, Inglês, Matemática, Física, Química e Biologia, Filosofia e Sociologia.
2ª FASE: é realizada em 3 dias. São eles: 1º dia: Redação (2 propostas de textos), Língua Portuguesa e Literatura. 2º dia: Matemática, História e Geografia 3º dia: Física, Química e Biologia.
No exame da UNICAMP, além da necessidade de uma formação generalista, exige-se conhecimentos de Filosofia e Sociologia, que não são exigidos pela USP, por exemplo.
 
As provas da UNESP são realizadas pela VUNESP e é também dividido em duas fases. São elas:
 
1ª FASE: composta de 90 testes (Português, História, Geografia, Inglês, Matemática, Física, Química e Biologia, Filosofia e Sociologia), o que exige uma formação generalista.
2ª FASE: composta de questões escritas, na qual há um predomínio para a especificidade.
 
Importante:
# Candidatos de Humanas fazem provas escritas de Geografia e História (12 questões) e Português (12 questões + redação). 
# Candidatos de Biológicas e Exatas fazem provas escritas de Ciências da Natureza e matemática (12 questões) e Português (12 questões + redação).
Para todos os vestibulares, fique atento à existência de cotas e ENEM.
 
Fonte: Roberto Nasser, Colégio Bandeirantes / Especial para a Universia Brasil 


Postado em 04/09/2014


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé