Entenda as diferenças entre os vestibulares da USP, Unicamp e Unesp
Conheça as principais características das três grandes universidades públicas estaduais de São Paulo

Para os estudantes que têm o objetivo de entrar em uma universidade estadual pública de São Paulo é fundamental conhecer os exames de seleção, para estruturar o seu programa de estudo. As universidades USP, UNICAMP e UNESP possuem características muito peculiares em seus exames de seleção. De uma forma geral, todas dão ênfase para o português e procuram pessoas com uma formação generalista. Não adianta pensar que se você quer fazer Engenharia, basta entender das matérias de exatas. É bom que você mantenha aquilo que domina e crescer o seu aprendizado nas demais matérias, para chegar ao final do ano com um conhecimento equilibrado.

Lembre-se que, assim como no Enem, a redação é extremamente importante em qualquer vestibular. Portanto, treine! Essa é a chave do sucesso. Agora vamos conhecer um pouco sobre os processos de cada uma delas:

Na USP, as provas são feitas pela FUVEST e são divididas em duas fases:

1ª FASE: prova de 90 testes envolvendo Português, História, Geografia, Inglês, Matemática, Física, Química e Biologia, além de testes interdisciplinares. Esta fase vale 100 pontos e exige dos candidatos, independentemente do curso escolhido, uma formação generalista.
2ª FASE: esta fase é reservada aos candidatos que conseguiram atingir a nota de corte de cada carreira. Nesta etapa, todos os candidatos selecionados fazem provas escritas:

Importante:
# Prova de português: vale 100 pontos, sendo que 50% da nota correspondem à prova e Redação;
# As 16 questões escritas: valem 100 pontos, distribuídos em História, Geografia, Inglês, Matemática, Física, Química e Biologia e Interdisciplinares;
# Questões escritas específicas para a carreira escolhida valem 100 pontos. Nesta etapa, a disciplina Português corresponde a 1/3 da média da segunda fase. Embora existam as questões específicas da carreira, existe a necessidade de um conhecimento generalista.

As provas da UNICAMP também estão dividias em duas fases:

1ª FASE: prova de 90 testes envolvendo Português, História, Geografia, Inglês, Matemática, Física, Química e Biologia, Filosofia e Sociologia.
2ª FASE: é realizada em 3 dias. São eles: 1º dia: Redação (2 propostas de textos), Língua Portuguesa e Literatura. 2º dia: Matemática, História e Geografia 3º dia: Física, Química e Biologia.
No exame da UNICAMP, além da necessidade de uma formação generalista, exige-se conhecimentos de Filosofia e Sociologia, que não são exigidos pela USP, por exemplo.

As provas da UNESP são realizadas pela VUNESP e é também dividido em duas fases. São elas:

1ª FASE: composta de 90 testes (Português, História, Geografia, Inglês, Matemática, Física, Química e Biologia, Filosofia e Sociologia), o que exige uma formação generalista.
2ª FASE: composta de questões escritas, na qual há um predomínio para a especificidade.

Importante:
# Candidatos de Humanas fazem provas escritas de Geografia e História (12 questões) e Português (12 questões + redação).
# Candidatos de Biológicas e Exatas fazem provas escritas de Ciências da Natureza e matemática (12 questões) e Português (12 questões + redação).
Para todos os vestibulares, fique atento à existência de cotas e ENEM.

Fonte: Roberto Nasser, Colégio Bandeirantes / Especial para a Universia Brasil

Postado em 04/09/2014