O que falta é repertório, diz professor sobre redação do Enem 2012

Professor de redação do cursinho Anglo afirma que para fazer uma redação nota 10 no Enem é preciso muito repertório adquirido pela leitura

A boa redação é avaliada pelo domínio da linguagem e pela bagagem cultural do estudante

Para escrever uma redação nota 10 não basta apenas desenvolver os 3 pontos principais da dissertação. Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. No entanto, conhecer seu lado teórico é muito importante. De acordo com o professor Francisco Platão, do cursinho Anglo Tamandaré, o que falta em um texto bem desenvolvido é repertório dos alunos. “Sem repertório, eles não saem da primeira linha”, afirma.

repertório pode ser construído pela leitura de jornaisconhecimentos filosóficostextos literários e de sociologia. Não adianta o estudante focar apenas nas matérias especificas, ele deve expandir seus conhecimentos para agregar valores a sua redação. O que torna um texto bom é a qualidade das informações e não o formato. Você tem que expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras possíveis.

Platão avalia que “o bom professor deve ter um conhecimento geral amplo para passar as informações aos alunos possibilitando a formação de repertório”. Ele ainda acrescenta que uma boa redação é avaliada pelo domínio da linguagem e pela bagagem cultural. “Se o aluno não tem afinidade com o tema ele se perde na elaboração do texto e não consegue desenvolver sequer um parágrafo”, diz.

Fonte:  Maria Lúcia Zanutto - Universia Brasil

Postado em 25/04/2012