Como recuperar as notas na reta final
Mesmo no segundo semestre, é possível tirar o atraso e não perder o ano. Veja as dicas e comprove!

Por Luiza Sahd Capricho

O segundo semestre está aí e parece que simplesmente não há salvação para o seu boletim? Então aí vai a boa notícia: ainda dá tempo! Com um pouquinho (inho mesmo!) de disciplina, você vai ganhar as próximas férias de verão inteiras só para curtir.

Confira as dicas a seguir:

Alerta vermelho
Para sair da lama, você vai precisar ser honesto consigo mesmo. Identifique as falhas e não perca tempo: faça uma lista separando as coisas que são dificuldades reais e as que não foram feitas por pura preguiça.

BFF do prô
Faça do professor da matéria em que você está meio enforcado um aliado. O objetivo é mostrar que você se preocupa e está a fim de virar o jogo. Se ele sacar que está rolando empenho, dificilmente vai negar uma forcinha.

Material em dia
Verifique se você tem tudo o que precisa para estudar em casa: livro, apostila, fichas... Se estiver faltando algo, ligue para o amigo mais estudioso e peça - com jeitinho - as anotações emprestadas. E pelo amor: não se esqueça de devolver o material rapidamente e em bom estado.

Pediu pra parar...
...Parou! Agora a parte mais dolorosa e necessária: você vai precisar abrir espaço na sua agenda, diminuir baladas e babados nas redes sociais - sim, deixar o Facebook e o Twitter de lado - e estipular horários fixos para estudar. Duas horas por dia é o essencial para não deixar acumular na véspera das provas.

Do seu jeito
Com todas as dicas e materiais em mãos, faça testes: experimente várias formas de estudar. Alguns aprendem escrevendo, e outros, lendo - em voz alta ou silenciosamente. Veja como funciona melhor no seu caso e invista na técnica para memorizar.

Na galera
Participe de grupos de estudos com os colegas: quando um ensina o outro, ambos conseguem se ajudar! É diferente aprender com quem fala a sua língua. Mas muita atenção: não vale só fofocar e zoar, tá? O objetivo final é que todo mundo mande bem nas provas.

Organização
Monte um calendário mensal - ou aproveite para comprar uma agenda linda - que favoreça uma visão de conjunto das tarefas até o final do ano. Fica mais fácil se organizar dessa forma. Dica: separar as tarefas por cor ajuda na organização.

Chegou a hora!
Você está pronto para o sucesso. Um dia antes da prova, releia o conteúdo da matéria e relaxe. Se o branco vier, melhor encarar de frente: faça as questões mais fáceis primeiro e, depois, a calma vai ajudar a resolver as mais difíceis.

Veja exemplo de alunos que conseguiram recuperar o tempo perdido:

Comece a correr atrás
"Sempre fui boa aluna, mas, durante o 3º colegial, fiquei de saco cheio. No meio do ano, os professores me advertiram, então tive que mudar. Comecei a prestar atenção de verdade nas aulas e fiz os trabalhos extras com os professores mais amigos. Deu certo: recuperei as notas."

Giulia Bernardes, 17 anos, São Caetano (SP)

Não perca a esperança
"Eu estava no 9° ano e fiquei de recuperação em seis matérias. Para piorar, meus pais já tinham pagado minha formatura. Mudei completamente a rotina: dei um tempo nas festas para me dedicar aos estudos. No fim, valeu a pena, pois fiquei com todas as notas azuis!"

Gabriela Gomes, 15 anos, São Paulo (SP)

Faça aulas extras
"Minha situação era tensa: precisava tirar 9 na prova de matemática para evitar a recuperação. Junto com meus pais, resolvi pedir ajuda para um professor particular. Foi maravilhoso: sozinha era bem mais fácil entender as fórmulas. Consegui a média e passei de ano direto."

Carol Goes, Rio de Janeiro (RJ)

Postado em 20/10