Enem 2014 é marcado pela abrangência de conteúdos
Para professores, as provas do Enem 2014 foram bem elaboradas e exigiram vários conhecimentos dos candidatos
 
por Natalia Tome Scalzaretto
 
De acordo com os professores do cursinho Anglo, o primeiro dia de provas do ENEM 2014 exibiu mudanças significativas em relação às edições anteriores do exame. Para o professor Luís Ricardo Arruda, membro da coordenação da instituição, a principal mudança foi a abrangência do exame, que exigiu diversos conteúdos dos estudantes.
 
De acordo com Luís, o exame foi: “uma prova que exige que o aluno tenha feito um bom Ensino Médio. A prova não deu pistas para a resolução como antigamente, o candidato tinha que ter estudado. A prova foi abrangente, ou seja, cobriu a matéria toda. Quem deixou de última hora ou estudou somente através de resumos não tem chance”, afirma.
 
Ao contrário dos outros anos, na visão do cursinho, o ENEM foi livre de mal entendidos e questões ambíguas, com problemas na elaboração: “Precisamos ressaltar as qualidades das provas: desta vez sem questões dúbias, todas bem elaboradas”.
 
Também foi identificada uma mudança de padrão no modelo do exame, segundo o professor: “os enunciados estão curtos, mas eles são necessários para a resolução da questão. Antes, os enunciados eram longos e não serviam para resolver as questões. Desta forma, eram realmente textos de apoio”.
 
A prova de física foi considerada a mais difícil do primeiro dia. De acordo com o professor: “eles perguntaram o que o aluno realmente tinha que saber”.
 
Para finalizar, a opinião geral do cursinho, nas apalavras de Luís é: “o que há de comum em todas as provas era abrangência, era preciso ter estudado o conteúdo todo. Só se deu bem quem fez”.
 
Atualmente, o Enem é principal porta de entrada no Ensino Superior. As notas obtidas nesse exame são utilizadas como seleção de todas as universidades federais, além de pré-requisitos de acesso a programas como Ciência sem Frontreiras, Prouni e Fies. Somado a isso, é também uma maneira de certificar a conclusão do Ensino Médio. 
 


Postado em 11/11/2014


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé