Enem 2014 é marcado pela abrangência de conteúdos
Para professores, as provas do Enem 2014 foram bem elaboradas e exigiram vários conhecimentos dos candidatos

por Natalia Tome Scalzaretto

De acordo com os professores do cursinho Anglo, o primeiro dia de provas do ENEM 2014 exibiu mudanças significativas em relação às edições anteriores do exame. Para o professor Luís Ricardo Arruda, membro da coordenação da instituição, a principal mudança foi a abrangência do exame, que exigiu diversos conteúdos dos estudantes.

De acordo com Luís, o exame foi: “uma prova que exige que o aluno tenha feito um bom Ensino Médio. A prova não deu pistas para a resolução como antigamente, o candidato tinha que ter estudado. A prova foi abrangente, ou seja, cobriu a matéria toda. Quem deixou de última hora ou estudou somente através de resumos não tem chance”, afirma.

Ao contrário dos outros anos, na visão do cursinho, o ENEM foi livre de mal entendidos e questões ambíguas, com problemas na elaboração: “Precisamos ressaltar as qualidades das provas: desta vez sem questões dúbias, todas bem elaboradas”.

Também foi identificada uma mudança de padrão no modelo do exame, segundo o professor: “os enunciados estão curtos, mas eles são necessários para a resolução da questão. Antes, os enunciados eram longos e não serviam para resolver as questões. Desta forma, eram realmente textos de apoio”.

A prova de física foi considerada a mais difícil do primeiro dia. De acordo com o professor: “eles perguntaram o que o aluno realmente tinha que saber”.

Para finalizar, a opinião geral do cursinho, nas apalavras de Luís é: “o que há de comum em todas as provas era abrangência, era preciso ter estudado o conteúdo todo. Só se deu bem quem fez”.

Atualmente, o Enem é principal porta de entrada no Ensino Superior. As notas obtidas nesse exame são utilizadas como seleção de todas as universidades federais, além de pré-requisitos de acesso a programas como Ciência sem Frontreiras, Prouni e Fies. Somado a isso, é também uma maneira de certificar a conclusão do Ensino Médio.

Postado em 11/11/2014