Em comunicado, USP afirma que pode aderir ao ENEM

Com queda no número de inscritos, universidade considera possibilidade 
de utilizar a nota do exame para o próximo vestibular

O número de candidatos inscritos no vestibular da Fuvest teve uma queda de quase 20% em relação ao ano passado. Neste ano, participam do processo seletivo 141.000 candidatos, 30 mil a menos em relação ano de 2014, que registrou o maior número de inscrições até hoje. Com isso, a concorrência ficou menor. O curso mais disputado entre os vestibulandos continua sendo o de Medicina na Santa Casa, em São Paulo. Logo em seguida, está o curso de Medicina em Ribeirão Preto.

A USP afirma que a onda de greves de funcionários e professores certamente afugentou muitos candidatos do processo seletivo. Fora isso, houve um recente corte de gastos na universidade, que atualmente vem tentando equilibrar o seu orçamento.

De acordo com o pró-reitor de graduação da universidade em entrevista ao telejornal SPTV 1ª EDIÇÃO, Antonio Carlos Hernandes, o fato da USP não usar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ter diminuído o interesse de muitos candidatos pela Fuvest. Dessa forma, a universidade estuda considerar a nota do exame para o próximo vestibular. "Uma parte das vagas,inicialmente pequena,seria destinada aos alunos que prestassem o Enem, e as outras seriam concedidas através do vestibular tradicional da Fuvest", disse. Essa nova forma de seleção seria avaliada ano após ano, de acordo com Antonio. 

Neste ano, muitos estudantes escolheram concorrer a vagas em outras universidades (públicas ou particulares), seja porque o curso escolhido é muito concorrido, ou porque não tiveram tempo suficiente para estudar. Muitos, inclusive, irão utilizar o Sisu e o Prouni  como forma de ingresso. Entretanto, alguns vestibulandos acham que ainda vale a pena concorrer a uma vaga na USP, mesmo em meio a todas as dificuldades que podem ser encontradas, tais como as greves que ocorreram recentemente.

A primeira fase da Fuvest ocorre no dia 30 de novembro de 2014. Para mais informações sobre o edital do vestibular 2015, datas e horários, acesse a página oficial do exame. 


Postado em 14/11/2014


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé