Isabella Helena, do Fundamental II, é 1º lugar em concurso mundial de haicais

 

 

Festa de quinze anos
Sonho dançando encantada
 Faltam dois verões

 

Fifteenth birthday party
I dream about dancing, delightfully
Two summers to go


Foi com o haicai acima que a aluna Isabella Helena Vieira Ribeiro, de apenas 13 anos, conseguiu o 1º lugar na 13ª edição do Concurso Mundial de Haicai para Crianças, realizado no primeiro semestre de 2014, em nível mundial. A premiação foi realizada pela JAL Foundantion e tinha o tema "Sonhos", feito que Isabella realizou com maestria com os versos acima. 

Haicai é uma forma poética de origem japonesa, extremamente concisa e que gira em torno de uma série bem definida de regras. Poesia de três linhas e 17 sílabas normalmente distribuídas na forma 5, 7 e 5 sílabas respectivamente em cada linha. Assim como o "click" de uma máquina fotográfica, deve registrar ou indicar um momento, sensação, impressão ou drama de um fato específico da natureza. É aproximadamente a imagem de um "flash" ou resultado de um "insight", cercado de pureza, simplicidade e sinceridade.

Isabella contou que sempre gostou de escrever, mas atualmente prefere as Exatas. A ideia do haicai surgiu do momento pelo qual passará em breve, que é a sua festa de 15 anos. 

Isabella, além de ser ótima aluna, também toca piano e já participou e foi fianlista de concursos de poesia e redação no Colégio Notre Dame. Alguma dúvida de que ela vai muito longe? :-) 


Postado em 02/12/2014


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé