Aconteceu em 2014 no ND: Projeto Extensão Cultural
por Nancy Tagé Veríssimo*
 
O ano de 2014 marcou  o início do Projeto Extensão Cultural, cujo foco é proporcionar uma melhora na relação ensino/aprendizagem, buscando relacionar o estudo a algo mais amplo e interdisciplinar, apresentando outras possibilidades e formas de aprendizagem. Para isso, convidamos alunos do Ensino Médio para participarem sugerindo temas a serem pesquisados, analisados, discutidos e transformados, quando possível, em curtas-metragens. 
 
Além dos debates muito interessantes sobre os temas, os alunos também se revelaram muito criativos, bons artistas e conhecedores das tecnologias de informação, pois tiveram de criar um blog, um perfil no Facebook e ainda filmar e editar as filmagens realizadas. Não podemos esquecer-nos de mencionar que eles também protagonizaram os curtas-metragens que criaram, e foi nesse momento que eles puderam contar com a colaboração de outros alunos que não podiam frequentar nossos encontros às quartas-feiras, mas que se mostraram solidários com os colegas e com o projeto dispondo-se a serem atores e atrizes, editores e colaboradores.
 
Os temas abordados neste ano foram a história, a sociedade atual e pontos positivos e negativos do município de São Vicente, visando conhecer mais sobre nosso município e fortalecer o sentimento de pertencimento, partindo da constatação que só podemos amar o que conhecemos. A partir da conclusão desse tema, foi a vez de abordarmos outro, que nos foi sugerido pelos próprios alunos participantes do projeto e o tema escolhido foi “O papel da mulher na sociedade: a questão de gênero”. O envolvimento dos alunos do projeto e dos colaboradores foi intenso, despertando interesses e até vocações. 
 
Ficamos muito felizes com o resultado final que foi apresentado aos alunos dos 8º e 9º anos do período da tarde e ao Ensino Médio, gerando bons debates e informações esclarecedoras para todos. Além disso, o projeto também alcançou uma de suas metas fundamentais que é atrair o aluno cada vez mais para o ambiente escolar, levando-o a ter prazer nas atividades relacionadas aos estudos.
 
* Nancy Tagé Veríssimo é professora de História e Sociologia do Ensino Médio e responsável pelo projeto "Extensão Cultural" do Colégio Notre Dame. 
 


Postado em 23/12/2014


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé