Carreira: 20 atitudes para ficar mais perto do seu sonho
Ler, caminhar e assistir aos Ted Talks são apenas algumas das atividades
que podem te ajudar a alcançar seus objetivos. Conheça as outras
 
Todas as pessoas, independentemente da idade, têm grandes sonhos e, muitas vezes, se sentem distantes de realizá-los. Às vezes, a razão está no fato de não saber por onde começar a colocá-lo prática. Noutras situações, a insegurança quanto ao seu potencial parece um obstáculo até mesmo para tentar dar o primeiro passo. Há ainda a preocupação com o tempo: como conciliar estudos, trabalho, família e ainda correr atrás dos seus objetivos?
 
Se você se identificou com esta situação, não se preocupe. A Universia Brasi reuniu 20 pequenas atividades que você pode incluir diariamente na sua rotina para deixá-lo mais próximo de alcançar suas metas sem exigir muita dedicação, afinal você apenas precisará de 30 minutos para fazê-las. Confira:
 
1 – Imagine seu futuro
Aqueles minutos antes de dormir ou então aqueles usados para se deslocar até a faculdade são ótimos períodos para projetar o que você deseja para o seu futuro. Faça esse exercício mental para ir aos poucos construindo as bases para começar a colocar seu sonho em prática.
 
2 – Leia
A leitura é uma grande fonte de inspiração, tanto para quem já está seguro sobre seu futuro ideal, quanto para aqueles que aos poucos estão descobrindo o que querem. Você pode dedicar alguns minutos do seu dia para ler biografias, obras sobre negócios ou ainda ficção para analisar maneiras de ficar mais próximo do seu sonho. Não se esqueça de ler também os blogs especializados na área que você mais ambiciona. Eles podem oferecer materiais para você se familiarizar gradualmente com os termos e o universo desta carreira, por exemplo.
 
3 – Expresse sua criatividade
Não tem problema se você não tem habilidades artísticas, afinal os desenhos são apenas uma maneira de você colocar no papel suas vontades e anseios, quase como um diário imagético. Portanto, não se acanhe. Sente à mesa e faça alguns esboços para colocar no papel toda sua criatividade.
 
4 – Escreva
Outra maneira de se expressar é escrevendo. Não importa de isto será redigido numa plataforma de blog ou num caderno pessoal, se será um poema, uma obra de ficção, uma autobiografia ou apenas relatos íntimos do seu dia. O importante é colocar seus pensamentos na ponta do lápis e discuti-los através das palavras para chegar às conclusões sobre seus próximos passos.
 
5 – Acompanhe podcasts 
Há muito material que pode guiá-lo no processo de realizar seu sonho, e um deles são os podcasts. Assim como os blogs e até mesmo os canais do YouTube, eles te darão conselhos valiosos sobre os desafios que você poderá encontrar nesta trajetória.
 
6 – Escute as pessoas
Seus amigos, família e seus professores são pessoas que podem te ajudar a conseguir motivação para continuar correndo atrás das suas vontades. Por isso, não hesite em recorrer a eles para obter conselhos, sobretudo quando estiver duvidando do seu potencial.
 
7 – Tire fotos
Se você está tentando realizar seu sonho, por que não fazer um registro desta trajetória? Fotografe seu processo criativo e monte um Instagram, por exemplo, dedicado a contar sua história. Você poderá inclusive inspirar seus colegas a fazer o mesmo.
 
8 – Inscreva-se num curso online
A internet oferece muitas possibilidades para você se especializar no assunto que mais te agrada, desde cursos de arte até aqueles em que você aprende a usar as redes sociais para melhor divulgar sua startup. A qualidade e a praticidade destas aulas facilitam a adequação desta atividade à sua rotina. Então continue estudando.
 
9 – Assista ao Ted Talks
Você precisa de dicas sobre carreira, criatividade ou liderança? Há uma série de palestras no Ted que podem esclarecer suas dúvidas e, consequentemente, ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente. Além de curtas e engraçadas, elas são bastante inspiradoras. Ou seja, você aprenderá se divertindo.
 
10 – Faça exercícios físicos
Correr, assim como outros exercícios aeróbicos, é uma maneira de estimular sua criatividade, afinal faz com seu sangue flua em determinado ritmo que incentiva sua atividade cerebral. Além de cuidar da saúde, dedicando alguns minutos a esta atividade você também estará esboçando ideias para o seu futuro.
 
11 – Entre em contato com a natureza
Outro estímulo à criatividade está em deixar a cidade grande para trás e ficar perto das paisagens naturais. Mudar o cenário no meio da sua rotina pode ser uma ótima forma de obter novas fontes de inspiração.
 
12 – Seja voluntário
Uma maneira de ganhar experiência na área que você deseja é sendo voluntário. Por exemplo, se você quer trabalhar com mídias sociais no futuro, por que não começar a trabalhar com isso para uma instituição do seu bairro? Você aprenderá muito praticando.
 
13 – Encontre-se com pessoas diferentes
Tomar café com profissionais e colegas que têm ideias diferentes das suas é um modo bastante divertido para ter ideias criativas e até mesmo remodelar seus sonhos. Por isso, quando fizer um intervalo no trabalho, convide pessoas da sua equipe para compartilhar ideias sobre o futuro. Elas podem te dar conselhos valiosos.
 
14 – Aproveite o silêncio
Refletir é outra prática essencial quando se quer conquistar uma meta. Deste modo, ao menos uma vez por dia vá para um lugar calmo para colocar as ideias no lugar e pensar sobre todas as informações que você aprendeu hoje, principalmente sobre como elas podem te deixar mais próximo do seu sonho.
 
15 – Toque um instrumento musical
Assim como o desenho e a escrita, a música também é uma grande fonte de inspiração e objeto para o desenvolvimento da sua criatividade. Por isso, mesmo que você não ache que tem aptidão para nenhum instrumento, dê uma chance ao violão, por exemplo, e aprenda esta nova habilidade com amigos e tutoriais na internet.
 
16 – Troque conhecimentos com seus amigos
Todos têm algo a ensinar, mesmo se você não tem muita experiência na área. Sente com um amigo e juntos construam conceitos e desenvolvam habilidades para crescer profissionalmente. Certamente esta colaboração renderá grandes frutos para sua carreira e sua amizade.
 
17 – Brinque com crianças
A imaginação dos seus primos pequenos, por exemplo, pode te incentivar a ter ideias que saiam do padrão. Além disso, ensinar algo novo a eles pode também fazer com que você aprenda novas coisas sobre a vida. Portanto, se divirta com as crianças e inspire-se.
 
18 – Aprenda um novo idioma
Mais do que um requisito para conseguir alguns empregos, os idiomas são a porta de entrada para conhecer novas pessoas e culturas e, consequentemente, te apresentar a novas possibilidades de colocar em prática seu sonho. Seja fazendo um curso online, presencial ou aprendendo sozinho com a ajuda de aplicativos, não deixe esta oportunidade de lado.
 
19 – Faça aulas de improviso
Esta é uma maneira de melhorar sua confiança para continuar batalhando pelos seus sonhos, desenvolver suas habilidades discursivas e ainda aprimorar sua linguagem corporal, habilidades favoráveis a qualquer sonho que você possa ter. Portanto, inclua mais um método de obter inspiração no seu dia.
 
20 – Tenha 10 novas ideias todos os dias
Elas não precisam ser sempre geniais ou então relativas a seu sonho, afinal o objetivo desta atividade é exercitar sua mente tanto para a inovação quanto para a solução de problemas cotidianos. Anote-as num caderno e consulte-o sempre que precisar criar algum projeto do zero. Você perceberá que, talvez, naquele material bruto esteja a chave para realizar seu grande sonho.
 
Fonte: Universia 


Postado em 18/03/2015


Notre Dame
+ Notícias

atendimento
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3579 1212
Unidade I - Av. Pres. Wilson, 278/288 - Itararé
Unidade II - Rua Pero Corrêa, 526 - Itararé
Unidade III - Cel. Pinto Novaes, 34 - Itararé