notícias home/ notícias

12 Ago
2013

Compartilhar

Fique zen no vestibular, veja dicas

Exercícios de relaxamento podem baixar os níveis de tensão dos jovens que concorrem às tão disputadas vagas
 
por Amanda Polato
 
Nervosismo é quase sinônimo de vestibular. Tudo bem. "Alguma dose de estresse é mesmo importante para a concentração", explica Regina Spadari, da Universidade Federal de São Paulo. Só não dá para perder o controle. Aí o hormônio cortisol vai às alturas e pode causar aquele branco na hora do exame. Para ajudar os vestibulandos a lidar bem com esse momento, a fisioterapeuta Heloisa Ferreira, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, criou uma massagem. Ao todo, 32 vestibulandos de 17 a 24 anos receberam duas sessões dela por semana, de 40 minutos cada uma, entre os meses de setembro e novembro. Repetido por dois anos, o estudo deu resultado. "Os estudantes que passaram pela terapia ficaram com o cortisol sob controle e ainda tiveram melhores taxas de aprovação no vestibular (64%) do que o grupo de controle (34%)", diz Heloisa. 
 
A terapia corporal criada na Unicamp começa pela cabeça e se estende por regiões dos ombros e quadris, além de músculos e articulações pelo corpo todo. Deve ser feita por um profissional porque exige mistura de técnicas de amassamento, deslizamento e mobilizações. O que mais pode ajudar? Siga as dicas de Ana Maria Rossi, presidente da divisão brasileira do International Stress Management Association (Isma).
 
1. Exercitar o corpo
Trinta minutos quatro vezes por semana é o ideal. O vestibulando pode escolher o exercício que mais lhe der prazer.
 
2. Mais lazer e amigos
Não é porque as provas se aproximam que o estudante precisa cortar festas e cinemas do calendário. As boas relações sociais ajudam a dar um chega pra lá no estresse.
 
3. Alongar-se
É tiro e queda para soltar os pontos de tensão. Uma boa pedida é o roteiro a seguir: 
 
Maxilar
- Gentilmente pressione os dentes. 
- Respire fundo. 
- Solte o ar lentamente (pelo nariz). 
 
Pescoço
- Abaixe o queixo próximo ao peito. 
- Levante lentamente. 
- Repita os movimentos. 
 
Ombros
- Eleve os ombros até perto das orelhas. 
- Solte lentamente. 
- Repita os movimentos.
 
4. Alimentar-se bem
Quem passa horas e horas nos livros deve comer de quatro em quatro horas, pelo menos, para evitar a hipoglicemia. Evite doces ou bebidas à base de cafeína - eles estimulam a hiperatividade e dificultam o sono. Os lanches entre as refeições podem ser frutas ou cereais.
 
5. Respirar profundamente
- Expire tudo o que puder. 
- Inspire lentamente só pelo nariz (para purificar o ar que entra) por cerca de cinco segundos. 
- Segure por alguns segundos e solte.